Adestramento contínuo: por que você não pode parar de ensinar o seu cachorro

O adestramento contínuo é uma prática importante para que o tutor crie um cão saudável do ponto de vista físico e mental. Afinal, a continuidade é importante para que a rotina, de fato, seja criada.

Mas como fazer isso? O que é preciso para que o cachorro receba treinamento todos os dias e não fique cansado? Ou, ainda: se ele não receber treinamentos, ele vai esquecer o que já aprendeu?

Neste artigo, o Portal do Dog te ajuda a entender mais sobre o assunto.

Portanto, continue lendo!

Adestramento contínuo

O adestramento contínuo é importante para criar uma rotina sólida e consistente para o cão, contribuindo para seu desenvolvimento físico e mental. Foto: Canva

O que é o adestramento contínuo?

Antes de mais nada, é importante entender o que é adestramento contínuo.

E para isso, podemos até fazer uma comparação com o nosso dia a dia.

Imagine que você pratica exercícios regularmente e, de repente, para de fazê-los. Em questão de semanas ou meses, o seu corpo perderá a consistência. E quando você voltar, sentirá um cansaço extra ou dores que antes você não sentia.

Isso acontece porque a memória muscular, nervos e organismo ficaram desacostumados com o exercício. E é preciso recomeçar, aos poucos, para pegar o jeito de novo.

O mesmo acontece com os cães do ponto de vista de adestramento. Se você deixa de aplicar reforço positivo com aquilo que ele já aprendeu, aos poucos, ele vai condicionar outros comportamentos.

Como resolver? Basicamente, você deve fazer o adestramento contínuo. Ou seja, continue reforçando positivamente o seu cachorro todos os dias, sempre que ele acertar determinadas situações.

Isso trará muitos benefícios do ponto de vista físico e mental, e você perceberá um cão muito mais saudável, confiante e enérgico.

Continue lendo para saber mais sobre os reais benefícios do adestramento contínuo.

Por que o adestramento contínuo é importante para o cachorro em 5 passos

Diferente do que alguns tutores pensam, os cães aprendem por repetição e reforço positivo. Ou seja, eles têm muito mais capacidade de aprender quando ganham petiscos no acerto, do que com “broncas” quando erram.

Por isso, é importante considerar uma rotina de adestramento contínuo para que o seu cachorro esteja sempre “em dia” com os truques, comandos básicos e tudo o que você quer que ele aprenda.

A continuidade traz benefícios muito importantes, como:

  1. Fortalece o vínculo tutor-cão.
  2. O cão se sente mais seguro e confortável.
  3. Ele fixa cada vez mais o que já sabe.
  4. Cria-se a rotina.
  5. Bem-estar emocional.

Continue lendo para saber mais.

cão dando a patinha

Cães aprendem melhor via repetição e reforço positivo, como petiscos e elogios, em vez de punições ou “broncas” quando cometem erros. Foto: Canva

Fortalece o vínculo tutor-cão

Um dos benefícios mais incríveis e importantes que você vai ter ao adestrar o seu cachorro continuamente, é a força do vínculo com ele. Ou seja, vocês terão muito mais proximidade e o cachorro terá mais aptidão para entender o que você quer.

O vínculo entre cão e tutor é fundamental para que o cachorro se sinta tranquilo, confortável e feliz. Sem vínculo, o cachorro pode ter problemas de relacionamento, comportamentos agressivos e até ansiedade.

Por isso, não hesite: tudo o que você puder fazer para aumentar a força desse vínculo, faça.

Inclusive, veja também este artigo: Vínculo com seu cão: O método de treinamento pode afetar esse relacionamento.

O cão se sente mais seguro e confortável

Você tem um cão inseguro e desconfortável no ambiente em que vive? Isso pode ser sintoma de um problema maior, como a falta de proximidade, falta de socialização e, claro, a falta de adestramentos.

Ao realizar adestramentos contínuos com o seu cachorro, ele poderá facilmente entender que aqueles comportamentos devem ser repetidos sempre, pois sabe que vai ganhar um petisco por isso.

E isso é ótimo, pois tudo o que o cachorro não precisa é ter um ambiente cheio de imprevistos, com várias situações aleatórias e outros gatilhos de desconforto e insegurança.

Um cão saudável do ponto de vista físico e mental é um cão que, majoritariamente, está confortável e seguro na maior parte dos dias.

Ele fixa cada vez mais o que já sabe

Outro ótimo benefício relacionado ao adestramento contínuo, claro, é a fixação de conhecimentos que o cachorro já têm. Ou seja, ele fixa cada vez mais tudo o que você já ensinou.

A fixação de um conhecimento depende exclusivamente de tudo o que o tutor faz no dia a dia para garantir que o cão aprenda. A falta de rotina e o excesso de distrações são fatores que dificultam tudo isso.

Portanto, ao adestrar o cachorro continuamente, ele terá muito mais facilidade para lidar com erros e acertos e o dia a dia dele será muito mais tranquilo e pacífico.

Além disso, o tutor não precisa ficar preocupado em querer “acelerar” o processo de adestramento, pois com o tempo, o cão vai aprender e continuará aprendendo.

cachorro deitado

O adestramento contínuo fortalece o vínculo emocional entre o tutor e o cão, promovendo maior compreensão e comunicação entre eles. Foto: Canva

Cria-se a rotina

Se você acompanha o Portal do Dog, sabe da importância da rotina para os cães. Afinal, já falamos bastante sobre isso por aqui.

E o adestramento contínuo, ou seja, aplicado constantemente, ajuda exatamente neste ponto: a criação de uma rotina saudável, repetida e sem imprevistos pelo caminho.

Cães não gostam de imprevistos e eles precisam saber “o que vai acontecer depois”. Ao criar um ambiente previsível, o cachorro fica muito mais tranquilo e confortável.

Leia mais sobre a importância da rotina para os cachorros e entenda mais sobre isso.

Bem-estar emocional

E ainda, outro ótimo benefício do adestramento contínuo do cachorro é o bem-estar emocional que esse método vai trazer para o animal. E isso tem tudo a ver com a rotina.

Afinal, o bem-estar emocional significa um cão menos ansioso, menos estressado e muito mais calmo. Afinal, ele conhece a rotina e sabe o que acontece todo os dias.

O bem-estar emocional têm a ver com essa sensação de que “está tudo certo”. O cachorro não precisa ficar de “vigia” para defender território ou comida, o que gera menos situações perigosas a ele.

Adestramento contínuo

O cão se sente mais seguro e confortável com uma rotina consistente de adestramento, reduzindo ansiedade e comportamentos agressivos. Foto: Canva

O cachorro esquece se não fizer adestramento contínuo?

Afirmar que o cachorro “esquece” não seria a melhor colocação. No entanto, se o adestramento contínuo não estiver sendo colocado em prática, o cachorro pode, sim, substituir o que ele já aprendeu.

Ou seja, ele vai ser “adestrado” (mesmo que de maneira passiva) para situações que talvez não sejam tão promissoras. Tudo que o cachorro se sente recompensado durante o dia, em um processo de repetição, pode se tornar um hábito.

Por isso, a repetição do adestramento todos os dias faz com que o cachorro fique concentrado em determinadas situações e não seja persuadido a experimentar novas sensações, como a de rasgar almofadas, carregar chinelos, entre outras.

Cuidado: não leve o cão a exaustão

Tudo o que você aprendeu por aqui vai refletir em um cão muito menos ansioso, confortável com o ambiente e suficientemente encorajado a repetir tudo o que aprendeu.

No entanto, claro, é preciso tomar cuidado com os excessos. Repetir adestramentos todos os dias não significa levar o seu cão a exaustão.

Mas sim, criar uma rotina de adestramentos em que a recompensa positiva aconteça sempre que o dog faz algo “certo”.

Caso o cachorro fique sobrecarregado, algumas situações podem acontecer, como:

Perda de motivação

Esse é um problema grave e que é difícil reveter.

A perda de motivação para uma atividade ou um comportamento pode ser muito prejudicial para o cachorro. Afinal, ele simplesmente não tem mais vontade de fazer aquilo que antes ele fazia.

Se você levar o cachorro a exaustão, ele não terá mais o fator “novidade” e não vai mais sentir o benefício da recompensa (petisco).

Logo, ele ficará desmotivado a continuar repetindo o que você quer que ele repita.

Crie uma rotina de adestramento, mas não de exaustão.

Adestramento contínuo

O adestramento contínuo ajuda o cão a fixar os conhecimentos já adquiridos, tornando seu dia a dia mais tranquilo e pacífico. Foto: Canva

Dependência excessiva de recompensas

Outro ponto importante que você precisa colocar na “equação do adestramento”, é que, talvez, o seu cachorro tenha uma séria dependência de petiscos para repetir algumas atividades.

O petisco é fundamental para o cachorro aprender e se motivar a repetir aquilo. Mas se ele receber petiscos várias vezes por dia e a todo momento, ele vai enjoar e vai depender só daquilo.

Além de que, claro, uma alimentação baseada só em petiscos não é saudável.

Estresse e ansiedade

E por fim, o excesso de rotinas estressantes e cheias de desafios de adestramento também podem deixar o cachorro estressado e ansioso.

Nesse caso, o benefício do adestramento seria facilmente rejeitado e o cachorro pode ter problemas sérios de comportamentos, ao invés de aprender coisas boas e ter uma rotina mais tranquila.

Tudo que é demais, faz mal. Tenha sempre esse conceito com você quando for adestrar ou aplicar qualquer tipo de rotina com o seu dog, ok?

Lembre-se que ele é um cachorro e que tem o seu próprio tempo para aprender as coisas.

Não crie pressões e nem deixe-o completamente a própria sorte para aprender o que quiser, como quiser e sem direcionamentos.

O adestramento contínuo ajuda em muitos aspectos, mas principalmente naqueles relacionados ao bem-estar e desenvolvimento de rotinas saudáveis.

Use o adestramento contínuo como uma forma de criar ambientes promissores ao aprendizado, sem colocar pressões desnecessárias em cima do seu melhor amigo.

Cuide do seu dog!

O post Adestramento contínuo: por que você não pode parar de ensinar o seu cachorro apareceu primeiro em Portal do Dog – Para quem ama cachorros!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *